Evento no CHN promove debate sobre doação de medula óssea e encontro emocionante

Em comemoração à campanha Agosto Laranja e à Semana Municipal de Doação de Medula Óssea, o Complexo Hospitalar de Niterói promoverá o Dia Laranja, em parceria com a Associação DAVIDA Casa do Bom Samaritano. O evento, que acontece no dia 6 de agosto, às 14h, no auditório do hospital, vai ser aberto ao público e contará com atividades diversas, como debates, dinâmicas, encontros entre doador e receptor e campanha de doação de sangue. O objetivo do evento é ressaltar a importância do debate sobre doação de medula óssea e o impacto da boa ação para a vida de outras pessoas. “As atividades propostas provocam a imersão completa nesse universo, a fim de trazer a conscientização sobre doação de medula óssea. A primeira dinâmica do dia instiga o público a entender a sensação de frustração pela espera de um doador compatível”, explica Cristina Ana Figueroa, presidenta da Associação DAVIDA. “Também realizaremos um encontro entre uma receptora, residente do Rio de Janeiro, e sua doadora, natural de Maringá, no Paraná, dois anos após a doação. É um acontecimento pioneiro. Acreditamos que promover o contato entre as duas partes fará com que as pessoas entendam melhor como um ato simples pode, de fato, salvar vidas”, ressalta Cristina Ana. “O CHN é a instituição que mais realiza transplantes de medula óssea no estado e um dos maiores transplantadores do Brasil. O hospital acredita na divulgação de informações de saúde como uma de suas principais aliadas para a conscientização da população e promoção de qualidade de vida”, pontua Ana Cristina Dantas, gerente de relações públicas e eventos do CHN. O Dia Laranja faz parte da programação de eventos do Mês da Mobilização e Conscientização para Doação de Medula Óssea e Cordão Umbilical. A campanha é realizada desde 2018 a partir de uma lei municipal de autoria do ex-vereador Paulo Bagueira em parceria com a Associação DAVIDA Casa do Bom Samaritano, instituição responsável pela organização do evento. Serviço Semana Municipal de Doação de Medula Óssea no CHN Data: 6 de agosto. Palestras: das 14h às 17th. Local: auditório Humberto Dantas (CHN Unidade I – Rua La Salle 12/7º andar). Programação: Palestra e dinâmica de conscientização sobre medula óssea Encontro entre doador e receptor de medula óssea Campanha de doação de sangue com a Clínica de Hemoterapia de Niterói

Entidades do Setor