Rio terá ponto facultativo dia 4 e feriado dia 7
A cidade do Rio de Janeiro terá alterações no funcionamento de repartições públicas e atividades urbanas devido à realização da Cúpula do Brics, marcada para o mês de julho. A prefeitura e o governo do estado decretaram feriado municipal no dia 7 de julho e ponto facultativo nas repartições públicas no dia 4 de julho.
O feriado do dia 7 de julho foi estabelecido pela Lei nº 8.881/2025, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes. A medida visa facilitar a mobilidade e a logística da cidade durante o evento internacional, que reunirá chefes de Estado e delegações dos países membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e parceiros.
Entretanto, o decreto especifica que alguns setores funcionarão normalmente, mesmo com o feriado.
Estão excluídos da paralisação:
• Comércio de rua;
• Bares e restaurantes;
• Hotéis, hospedarias e pousadas;
• Centros comerciais, galerias e shoppings;
• Estabelecimentos culturais (como teatros, cinemas e bibliotecas);
• Pontos turísticos;
• Empresas jornalísticas, de radiodifusão e produção televisiva;
• Indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 e 5;
• Padarias;
• Estabelecimentos em regime de trabalho remoto ou híbrido;
• Serviços e atividades essenciais (como SAÚDE, transporte, limpeza urbana e segurança privada).
Já o ponto facultativo no dia 4 de julho foi instituído por meio do Decreto Rio nº 56.278, assinado pelo então prefeito em exercício Eduardo Cavaliere no dia 18 de junho. A medida considera a necessidade de minimizar impactos no trânsito e reforçar a segurança nos arredores dos eventos oficiais da Cúpula.
De acordo com o estado, as medidas valem para órgãos e entidades da administração pública estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços essenciais, como segurança, saúde e demais atendimentos indispensáveis à população.
Brics no Rio
A realização da Cúpula do Brics no Rio exigirá adaptações na rotina da cidade, e a prefeitura busca, com essas medidas, garantir a fluidez das atividades do evento e reduzir possíveis transtornos à população.
A Cúpula dos Brics de 2025 será realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho, no Museu de Arte Moderna (MAM).
O evento reunirá chefes de Estado dos 20 países que compõem o grupo, incluindo membros plenos e parceiros, para discutir decisões importantes voltadas ao desenvolvimento, cooperação e melhoria das condições de vida dos habitantes dessas nações.
O Brasil, que assumiu a presidência rotativa do bloco em 1º de janeiro de 2025, será o anfitrião desta reunião de alto nível, que reforça o papel do Rio como um centro estratégico para eventos internacionais, seguindo a experiência da cidade na Cúpula do G20 em 2024.
Assim, vale a pena destacar e enfatizar que, tanto no dia 4 como no dia 7, os serviços de saúde têm o seu funcionamento plenamente garantido, uma vez que, se trata de serviços essenciais e de vital importância para a sociedade, que não podem ter a sua continuidade interrompida ou suspensa.