Casa de Saúde Saint Roman completa 50 anos e lança livro contando sua história

A Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), referência  para os tratamentos de transtorno mental e dependência química, está completando em junho 50 anos. Para comemorar esta data, está com nova logo e será lançado um livro contando a história da clínica pelo psiquiatra Licinio Ratto, presidente-fundador. O livro será entregue aos convidados da festa comemorativa na Hípica, no dia 27 de junho. Trata-se de uma instituição reconhecida pela sua experiência no tratamento de pacientes psiquiátricos e dependentes químicos e atendimento diferenciado, dando ênfase à ressocialização e minimizando o processo de estigmatização e o isolamento do paciente. Foi idealizada pelo psiquiatra Licínio Ratto que vislumbrava um atendimento psiquiátrico que garantisse a pacientes e suas famílias o retorno ao convívio social. O sucesso da sua filosofia está associada ao modelo implantado envolvendo equipes multidisciplinares.  Inicialmente localizada em Ipanema, a Saint Roman foi transferida para Santa Teresa, onde funciona até hoje, num casarão com instalação maiores e mais adequadas às suas necessidades. Desempenho Num comparativo com 2017, a Saint Roman registrou em 2018 aumento de 10% no número de internações, crescimento de 14% nos atendimentos em ambulatório e  36% no pronto atendimento.  Esses números refletem o investimento do hospital em 2018 na sua gestão e cuidados com o cliente, priorizando um atendimento de maior qualidade e excelência.  Tem como meta investir mais nos cuidados na área assistencial, gestão clínica e processos internos. Novos ambulatórios A Saint Roman conta com 11 novos ambulatórios para consultas médicas em psiquiatra e clínica médica, psicoterapia individual e em grupo, terapia de casal, terapia familiar, orientação familiar e aconselhamento em dependência química. História Durante o período de 1971 a 1985 a Saint Roman passou por um processo de expansão, aumentando a sua capacidade de leitos. Nessa época prestava atendimento exclusivo a crianças e adolescentes, através do INSS, tendo encerrado nesse mesmo ano a sua atuação nesta área. Assim, em maio de 1985 inaugurou o Serviço Psiquiátrico de Internação Particular, destinado a adultos. A Clínica passou a atender por meio de convênios com diversas empresas e planos de saúde. Em todos esses anos, a Saint Roman aprimorou e passou a oferecer um atendimento personalizado e humanizado aos pacientes e familiares no tratamento dessas patologias, dentro de uma estrutura de excelência, seja nos serviços de internação e ambulatorial, se consolidando com centro de referência nos atendimentos psiquiátrico e dependência química. A Clínica acredita na melhor qualidade de vida dos pacientes e familiares através de uma filosofia multiprofissional no tratamento dessas patologias e investe num trabalho voltado para a integração e a solidariedade dos profissionais que formam sua equipe. Nos últimos anos vem investindo mais nos cuidados na área assistencial, gestão clínica e processos internos. Sobre a Saint Roman Conta com 90 leitos, serviço de internação, Hospital Dia (Espaço Conviver), consultórios, pronto atendimento, Centro de Intervenção, Tratamento e Reabilitação de Adictos (CITRAD) e um Centro de Estudos. Estrutura A Saint Roman possui uma estrutura de atendimento formada por equipes multidisciplinares. Conta, também, com atendimento farmacêutico 24h e serviço de Pronto-Atendimento prestado pela equipe e médico de plantão 24 horas. Serviços A Clínica disponibiliza serviços de consultórios, Hospital Dia (Espaço Conviver), Pronto-Atendimento e Internação.  CITRAD (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) Uma área importante da Saint Roman é o Citrad (Centro de Intervenção, Tratamento e Ressocialização de Adictos) que está estruturado para atender aos pacientes com dependência química, com o suporte de uma equipe multidisciplinar. Mais informações: www.saintroman.com.br

Entidades do Setor