...

Farol no Amazonas

farolO Coordenador do Programa Farol participará do I Seminário Segurança do Paciente do Baixo Amazonas

No Brasil, a segurança do paciente tem ganhado mais atenção a cada ano. Segundo o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), 10% dos pacientes internados no país sofrem incidentes causados por falhas no processo de assistência. Isso representa o universo de mais de 1,7 milhão de pacientes por ano, com 220 mil mortes causadas por esses eventos adversos. Como forma de trabalhar a cultura do cuidado seguro com a sociedade do Oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai realizar, durante os dias 28 e 29/6, o 'I Seminário de Segurança do Paciente do Baixo Amazonas'.
Este será o primeiro evento dedicado ao tema na região. “A segurança do paciente deve ser assunto diário no meio da saúde. A intenção é fazer com que todos reflitam sobre a importância de se possuir, nesta área, um núcleo de qualidade e segurança do paciente, e demonstrar o tamanho do ganho que uma instituição de saúde pode obter com isso”, diz a assessora da Qualidade do HRBA, Veruska Ramalheiro.
O Hospital Regional de Santarém, por possuir a máxima certificação nacional (ONA 3), já tem processos de segurança consolidados, mas sempre trabalha para atualizar e aperfeiçoar os cuidados dispensados aos usuários. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O evento conta com o apoio do “Projeto Paciente Seguro” e do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). “Nosso objetivo é que as informações obtidas neste seminário sejam úteis para todos os hospitais da nossa região, para que eles possam aplicá-las no dia a dia e, dessa forma, contribuir para a melhor assistência da nossa população”, finaliza Moreschi.
Na programação, o médico João Lucena, coordenador do Programa Farol (do SINDHrio), falará, no dia 28, sobre "RDC 36: a importância do Núcleo de Segurança do Paciente nas instituições de saúde”.

Confira a programação completa:

8h30 - Abertura

9h - “O Hospital Regional do Baixo Amazonas e a cultura do cuidado seguro”
Palestrante: Hebert Moreschi – diretor-geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)

10h - Coffee break

10h30 - “RDC 36: a importância do Núcleo de Segurança do Paciente nas instituições de saúde”
Palestrante: João Lucena, médico e coordenador do Programa Farol

12h - Intervalo

14h - “Gestão de riscos na saúde”
Palestrante: Luciane di Falchi - consultora em Qualidade e Processos do NQSP Central - Pró-Saúde

15h - “Metas de Segurança do Paciente”
Palestrante: Cyntia Patrícia Maia Duarte - enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (HRBA)
Palestrante: Veruska Amorim Ramalheiro - assessora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (HRBA)

16h - Coffee break

16h30 - “Segurança medicamentosa”
Palestrante: Daniela Cristina dos Santos - farmacêutica do Projeto Paciente Seguro / Hospital Moinhos de Vento

8h30 - “Governança clínica”
Palestrante: Fernando Mallet Soares Paragó - médico responsável do NQSP Central – Pró-Saúde

10h - Coffee break

10h30 - “Ferramentas para a implantação do cuidado seguro”
Palestrante: Elenara Ribas - médica e líder do Projeto Paciente Seguro / Hospital Moinhos de Vento

12h - Intervalo

14h - “Acreditação nos serviços de saúde”
Palestrante: Péricles Góes da Cruz - médico e gerente de Relações Institucionais da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

15h30 - “Análise comportamental voltada para a cultura do cuidado seguro”
Palestrante: a confirmar

17h - Mesa-redonda multiprofissional: “Envolvimento multiprofissional para a eficácia do cuidado seguro”
Participantes: Elenara Ribas, médica, Fernando Paragó, médico, Daniella Mengon, enfermeira, Daniela Cristina, farmacêutica, e o administrador Diego Berenstein.

entidades logo isqua logo ans logo cns logo feherj